segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Vaticano reabre diálogo com tradicionalistas


O papa Bento XVI insiste na reconciliação com Sociedade mesmo depois de um se seus bispos ter negado o Holocausto. O Vaticano informou nesta segunda-feira que as conversas mantidas ontem com uma delegação da Sociedade de São Pio X, que se separou da Igreja em reação às reformas implantadas pelo Concílio Vaticano II, foram cordiais e vão continuar.

Em 1988, o papa João Paulo II excomungou quatro bispos ultraconservadores do movimento fundado pelo arcebispo francês Marcel Lefebvre. Alguns pontos ainda causam divergência entre as partes, como “o conceito de tradição, o missal de Paulo VI, a interpretação do Concílio Vaticano II em continuidade com a tradição católica, e outros temas de unidade da Igreja”. Outros temas de debate incluem “o ecumenismo, a relação entre o cristianismo e as religiões não cristãs, assim como a liberdade religiosa”.

O papa Bento XVI vem insistindo na reconciliação, mesmo depois de o bispo Richard Williamson ter negado o Holocausto, para dar unidade à Igreja. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, diz que a reunião marca "o início de uma nova fase na relação".

Essa insistência do papa pode desenterrar outros defuntos...

fonte:Gazeta do Povo - PR

Um comentário:

  1. Vejo como válida e positiva esta iniciativa da Igreja, que de uma forma ou de outra, luta pela unidade daquela Igreja que é simbolo do corpo indivisibile de Cristo.
    O caminho para a Unidade dos cristãos é longo ... e tortuoso ... O tema é delicado, mas penso que um diálogo é necessário.

    ResponderExcluir