segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dia de Nossa Senhora Aparecida


"Senhora Negra, sinhá querida, mãe de Deus é quilombola, virgem mãe Aparecida..."

Esse é refrão de um canto que as comunidades quilombolas entoam em suas liturgias, para homenagear a mãe de Deus. Hoje no Brasil se celebra a festa de sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida.

A santa padroeira do Brasil, foi achada no rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá, em 1717, numa "tarrafa" (rede) de pescadores. Os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas profundezas do rio. Eles pescavam com uma "tarrafa" (rede) e não estavam conseguindo encontrar os peixes. Em umas das "tarrafiadas" (lançadas) eles capturaram o corpo de uma imagem. E numa segunda lançada, capturaram a cabeça. Depois desse momento os peixes começaram a aparecer ao redor da canoa (barco) e tiveram uma pescaria farta.

Oração a Nossa Senhora Aparecida

Querida Mãe Negra Aparecida,
Vós que nos amais e nos guiais todos os dias,
Vós que sois a mais bela das mães
a quem eu amo de todo meu coração,
eu vos peço mais uma vez
que me ajudeis a alcançar uma graça;
e por mais difícil que seja, (pede-se a graça)
sei que me ajudará
e acompanhará sempre
até à hora da minha morte.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário