domingo, 4 de outubro de 2009

Missa Solene em memória do Seráfico Pai Francisco


Eram 12:30 p.m quando as trombetas estrondosamente soaram no centro de Chicago, na majestosa Igreja de São Pedro, anunciando que naquele Oásis iniciava uma das mais festivas missas do ano. A Igreja lotada de pessoas da paz e do bem, de admiradores, seguidores e devotos de São Francisco, estavam extasiados com a beleza da música, das cores, do aroma que aos poucos ia tomando conta daquele ambiente que por um momento parecia parte dos céus. A pomposidade era tamanha que nem mesmo na festa de São Pedro, padroeiro do santuário, se viu tanta solenidade.

A liturgia enfatizou a paz, a paz que foi construída por Francisco a partir do diálogo, do respeito ao diferente, a partir da humildade e do serviço. Celebrar a festa de São Francisco neste dia/ano foi um convite à refletir sobre nossas atitudes diante dos fatos que estão acontecendo em nosso planeta. Pensar sobre nossas relações conosco mesmo, com o Outro, e com o Universo. Pensar sobre o valor da vida, sobre o que estamos fazendo desse dom que Deus nos deu. Dessa oportunidade única que nos foi concedida à felicidade. Francisco nos ensina que todos os momentos de alegrias e prazer que vivemos nesta mundo é apenas um aperitivo do que nos espera na glória dos últimos dias. Ele descobriu isto e por'isso procurou sem demora abandonar o secundário e apegar-se ao essencial. Você e eu sabemos que temos que voltar a nossa essência, ao Altíssimo, o Onipotente, o Bom Senhor...

Por isso peçamos, Senhor fazei um instrumento de tua paz!!!

VIVA SAO FRANCISCO DE ASSIS!!!

Um comentário:

  1. Boa noite frei...
    confesso que este texto me deixou curioso em participar desta linda liturgia, aqui no Piauí, também celebramos este momento como reflexão de paz para o mundo, para o próximo e para nós mesmos.
    Adorei como descreveu tão linda solenidade para nós e nosso povo!
    um abraço
    Carlos Souza - Piripiri - Piauí - Brasil
    Paz e Bem

    ResponderExcluir