sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Barack Obama é Nobel da Paz

Acordamos com a notícia de que o Presidente Barack Obama é o mais novo Prêmio Nobel da Paz. O presidente foi noticiado ainda pouco, antes mesmo das 6:00 a.m, e recebeu a notícia com muita humildade. Seu assessor especial, David Axelrod, ao ser questionado sobre o fato de que muita gente no mundo inteiro ficou perplexa com o anúncio, disse: "Assim como nós."

Obama, de 48 anos, tem defendido o desarmamento e se empenhado pela retomada do processo de paz do Oriente Médio. O comitê do Nobel ao anunciar o prêmio disse: "Muito raramente uma pessoa capturou a atenção mundial na mesma extensão que Obama e deu ao seu povo esperança de um futuro melhor."


A seguir, a íntegra do comunicado do comitê:

O Comitê Nobel Norueguês decidiu que o Prêmio Nobel da Paz 2009 será atribuído ao presidente Barack Obama por seus extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos. O comitê deu muita importância à visão e aos esforços de Obama na perspectiva de um mundo sem armas nucleares.

Como presidente, Obama gerou um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral voltou a ocupar uma posição central, com ênfase no papel que as Nações Unidas e outras instituições podem desempenhar.

Preferimos o diálogo e as negociações como instrumentos para resolver inclusive os conflitos internacionais mais difíceis. A visão de um mundo livre de armas nucleares estimulou poderosamente as negociações sobre o desarmamento e o controle armamentista. Graças à iniciativa de Obama, os Estados Unidos desempenham atualmente um papel mais construtivo para enfrentar os grandes desafios climáticos que o mundo enfrenta. A democracia e os direitos humanos serão fortalecidos.

Raríssimas vezes uma pessoa atraiu a atenção mundial e deu a seu povo a esperança de um futuro melhor, tanto como Obama. Sua diplomacia está baseada no conceito de que quem tem que dirigir o mundo deve fazê-lo baseando-se em valores e atitudes que são compartilhadas pela maior parte da população mundial.

Há 108 anos, o Comitê Nobel Norueguês vem tentado estimular precisamente esta política internacional e estas atitudes das quais Obama é atualmente o principal porta-voz mundial. O Comitê apoia o apelo de Obama de que 'chegou a hora de todos nós assumirmos nossa parte de responsabilidade para uma resposta global a desafios globais.'

Oslo, 9 de outubro de 2009

(Com agências Reuters e France-Presse)


Nenhum comentário:

Postar um comentário