terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bishop Ryan

Meu professor de gramática, Bob Shiel, no inicio da aula de hoje me surpreendeu com essa pergunta: “Alex, have you heard about Bishop Ryan?”, (Alex, você já ouviu falar sobre dom Ryan?) Ainda surpreso com a pergunta respondi: Do you speak about James Ryan? ( você está falando de Tiago Ryan?)... Ele com uma cara de surpresa foi se aproximando de mim com um sorriso, e disse: sim, estou falando de James Ryan, o que você sabe sobre ele? Suspirei e com um sorriso respondi: Bom, eu não só ouvi falar do Bishop Ryan, como o conheci pessoalmente. E comecei a falar de dom Tiago (como o conhecemos no Brasil) por aproximadamente cinco minutos.

Meu professor fez a pergunta porque ele tem um amigo que é sobrinho de segundo grau de dom Tiago, e ele comentou com esse amigo que tinha um aluno brasileiro e esse amigo contou à ele a história de seu tio que viveu no Brasil. Quando meu professor fez a pergunta, ele nunca imaginaria que eu pudesse conhecê-lo. E, menos ainda que tivesse nascido na diocese onde ele teria sido bispo, diocese de Santarém. E mas surpreso ainda, ele ficou quando disse que eu era franciscano, assim como bishop Ryan, e que éramos da mesma entidade franciscana.

Dom Tiago nasceu em Chicago, e entrou para Ordem Franciscana aos 19 anos de idade. Depois de formado e ordenado fez uma opção que mudou sua vida para sempre. Em 1943 quando os franciscanos alemãs, que trabalhavam no Baixo Amazonas, fizeram um apelo aos franciscanos americanos que enviassem missionários para ajudar na missão na Amazônia. Quatro corajosos jovens se ofereceram como voluntário a essa nova missão, Tiago Ryan era um deles. Depois de 15 anos de serviço na Igreja de Santarém foi escolhido e ordenado bispo. Dom Tiago amou tanto a missão na Amazônia que mesmo depois de aposentado quis continuar morando e servindo em Santarém. Bishop Ryan quando já estava debilitado com a doença veio aos Estados Unidos, para tratamento médico. Onde veio a falecer no dia 12 de julho de 2002, no Hospital da Misericórdia, em Chicago, Illinois. Mas a pedido do povo da diocese de Santarém e por desejo do próprio dom Tiago o seu corpo foi transladado para Santarém onde descansa na Catedral de Santarém, ao lado do altar principal e sobre o olhar de Nossa Senhora da Conceição.

Um comentário:

  1. Esse era não apenas um bom bispo, mas um grande homem... Ainda lembro os ovos de urubu (chocolate) que ele distribuia na rádio nos seus dias de gravação...

    ResponderExcluir