domingo, 7 de junho de 2020

Festa da Santíssima Trindade

Por: Fr. Alex Assunção


 A Solenidade da Santíssima Trindade é uma das festas que celebramos durante o ano, que não está ligando a um tempo litúrgico especifico como Páscoa ou Natal. Essa festa não é um convite para decifrar o "Mistério", que se esconde por detrás de "um Deus em três pessoas", mas uma oportunidade para contemplarmos o nosso Deus, e purificar o nosso coração das falsas ideias acerca da fé. É a festa da Comunidade, pois celebramos o Deus que se fez comunidade, que não é solitário, mas é amor, é família, é comunidade e nos criou para nos fazer comungar nesse mistério de amor.

Nos últimos três anos celebrei essa festa em Manaus, junto a Comunidade de Aliança que tem como nome e carisma a Santíssima Trindade. É uma comunidade relativamente nova, com Direito Diocesano. Sempre fiquei impressionado com a devoção com que celebravam essa festa. A mesma era marcada pela tradição familiar, trazida de Parentins, marcada por canto, danças, cores, e muita alegria. Sempre me chamou atenção o rito de preparação da mesma, o envolvimento e a união das pessoas.  A preparação do ambiente, a celebração do “Santo Triságio Angélico”, uma espécie de ladainha com cantos em latin. E no dia da festa o empenho incansável de todos na preparação da logística para receber todos irmãos/as das demais comunidades. Isto tudo, acontecia na Igreja Matriz, onde eles estavam ligados. Era uma mega estrutura de palco, cozinha, barracas, mastro, bandeiras, danças, músicas e muita comida. E tudo era oferecido gratuitamente a todos!

Ao celebramos essa festa somos convidados a nos comprometer com a vida em comunidade, pois é na comunidade que vivemos a nossa fé. Não existe a possibilidade de vivermos a fé fora da comunidade, dentro de um gueto eclesial, de um movimento ou um grupo de oração. Esses núcleos de fé só tem legitimidade se tiverem unidos a uma comunidade eclesial e em comunhão com as diretrizes da Igreja, e sobretudo, comprometidos com sua ação pastoral. Que esta solenidade nos ajude a compreender isto, e que purifique o nosso coração das falsas ideias de Deus e de Igreja. 

2 comentários:

  1. Obrigado frei que a Santíssima Trindade lhe abençoe estamos todos com saudade vivaaaa a Santíssima Trindade

    ResponderExcluir
  2. Muito linda as suas palavras Frei Alex,infelizmente este ano não podemos nos reunir para fazer essa grande festa em honra Santíssima Trindade, mas tudo isso vai passar e ano que vem haverá uma grande festa quem sabe a maior já vista, viva a Santíssima Trindade

    ResponderExcluir