segunda-feira, 17 de maio de 2010

Encerramento do XVI Congresso Eucarístico Nacional


Ontem teve o encerramento do 16º Congresso Eucarístico Nacional, que acontece aqui em Brasília. O cerramento foi marcado pela oração do Ofício das Horas (matina) na Catedral Metropolitana, com todos os bispos e padres que participaram do Congresso e da Jornada Sacerdotal, após a matina foi servido café aos participantes e seguida da celebração da Santa Missa presidida pelo enviado especial do Papa e Prefeito da Congregação para o Clero, o Cardeal Dom Cláudio Hummes.
No início da celebração, quatro canhões do Exército foram disparados pela Bateria Caiena com uma salva de 12 tiros. Fuzileiros navais, vestidos com uniforme histórico, posicionaram-se no corredor do altar-monumento para a entrada dos bispos.
Durante a homilia, Dom Hummes pronunciou-se aos cerca de 90 mil participantes do Congresso Eucarístico dizendo que a Eucaristia é a fonte de vida do cristão. “Neste Congresso, pedimos a Deus a consciência para sermos, pela Eucaristia, Seus discípulos para que possamos, também, ser Seus missionários”. Sobre a participação constante dos fiéis na celebração da Santa Missa, o cardeal ressaltou que é preciso que a missão renove neles a observância da importância da Eucaristia aos domingos para que possam viver a comunhão e compartilhar da vida comunitária da Igreja.
O cardeal lembrou que “É preciso que, diante de Jesus Cristo, nos deixemos enviar em missão. E essa nova missão terá como destaque aqueles que não são cristãos e também os batizados que abandonaram a sua fé ou deixaram a Igreja em busca de outras religiões. Precisamos ir em busca destes”. O prelado ainda acrescentou: “É pela fé e pelo batismo que se ingressa na salvação. E a fé nasce da pregação, por isso todo ser humano tem o direito de ouvir o Evangelho, pois Cristo nos enviou para todos”.
Ao encerrar o evento, Dom Cláudio citou o tema do Congresso Eucarístico clamando: “Fica comigo, Senhor!”. Ele também explicou que essas palavras têm significado grande para este dia devido às atuais situações enfrentadas pela Igreja.


Agradecimentos
Despedindo-se, o cardeal disse sentir-se esperançoso e enviou uma mensagem de saudação de amor a todos: “Deus quer contar com cada um, para que façam a sua parte na missão. Assim, a Igreja no Brasil será florescente.”
Tomando a palavra, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, agradeceu por todo o zelo e toda a atenção dedicada aos bispos e sacerdotes durante este tempo do encontro.
O Arcebispo de Belém do Pará (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa, anunciou, oficialmente, que a realização do 17º Congresso Eucarístico será em Belém e agradeceu à confiança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e ao carinho da CNBB em nome da Arquidiocese da capital do Pará. O prelado também aproveitou a ocasião para convidar a todos para estarem em Belém no próximo congresso, que acontecerá em 2015.

O presidente do 16º Congresso Eucarístico Nacional e Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, agradeceu às autoridades que colaboraram para que esse evento acontecesse. Também expressou sua gratidão a toda equipe que trabalhou durante três anos na organização do congresso.

Dom João fez uma homenagem ao Papa Bento XVI, na pessoa de Dom Cláudio, presenteando Sua Santidade com a imagem de Nossa Senhora Aparecida que veio da cidade de Aparecida (SP) para a abertura do evento. Ao próprio Dom Cláudio Hummes, o Arcebispo de Brasília entregou uma réplica do altar-monumento e símbolo do congresso.

Dom Cláudio Hummes agradeceu ao Santo Padre por permitir que ele viesse ao Brasil participar deste encontro e, assim, poder rever seus irmãos bispos e sacerdotes; além de presenciar esta festa preparada pela Igreja em Brasília e poder compartilhar desse momento de encontro da Igreja com os fiéis.

Com o encerramento da Santa Missa, dois helicópteros sobrevoaram o local do evento jogando pétalas de rosas sobre os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário