sábado, 31 de outubro de 2009

Halloween na Origem Pagã



A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britãnicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam início ao ano novo celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Existia uma lenda que na noite do dia 31 de outubro, os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Eles acreditavam ainda que os espíritos se misturam com os dos vivos. E eles não querendo ser possuídos por esses espíritos, nesta noite, eles apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente andavam pelas ruas de suas vilarejos, a fim de assustar e confundir os espíritos.

Essa tradição foi trazida para os Estados Unidos em 1840, pelos imigrantes irlandeses que vieram para o novo continente fugindo da fome pela qual seu país passava. Aqui tomou outras configurações pela influência cristã. Aqui foi agregado o Trick-or-treat (Travessuras ou Gostosuras); o Jack O'Lantern (Jack da Lanterna - a abóboras e velas); as bruxas e outros elementos como morcego, sapo, arranha, vassoura, gato preto, etc.

Com a globalização e com a influência da cultura americana no mundo, hoje o Halloween é celebrado no mundo inteiro como o dia das Bruxas.

Happy Halloween!!!

Foto: Franciscanos preparando-se para o Halloween. Os da fotos são Martin, Guillerm, e Alberto.


2 comentários:

  1. esse dia das bruxas é muito chato pois tem varias mentiras sobres as origem!!!!!!vai tudo mundo .............

    ResponderExcluir
  2. muito bom isso me ajudou muito no meu trabalho

    ResponderExcluir